
Uruguai e as cidades do México e Buenos Aires são os únicos da América Latina que já aprovaram o casamento gay, mas ainda não entraram em vigor.
Uruguai e as cidades do México e Buenos Aires são os únicos da América Latina que já aprovaram o casamento gay, mas ainda não entraram em vigor.
Jovens homossexuais, heterossexuais e bissexuais poderão aprender mais sobre a cultura LGBT na primeira escola do gênero no país.
A Escola Jovem LGBT tem início previsto para março de 2010
Com previsão de início em março de 2010 na cidade de Campinas, a Escola Jovem LGBT é resultado do convênio entre o Governo do Estado de São Paulo e o Grupo E-jovem de Adolescentes Gays, Lésbicas e Aliados e tem como objetivo difundir a cultura LGBT.
Quem estiver nas regiões da grande São Paulo, Sorocaba e Baixada Santista poderão usufruir das mais diversas aulas, que vão da criação de revistas até aulas de dança e performance, sempre com foco LGBT.
Todo material desenvolvido na escola será distribuido gratuitamente pelo Estado.
As matrículas e inscrições para bolsas de estudo já estão abertas. Os interessados devem escrever paraescola@e-jovem.com ou entrar em contato pelos telefones (19) 3307 3764 ou (19) 9341 3764.
Saiba mais no blog de Deco Ribeiro, apontado como o diretor da Escola Jovem LGBT – www.decoribeiro.blogspot.com.
No dia 27 de Setembro acontece no Costazul às 13 horas a 3ª Parada da Diversidade LGBT de Rio das Ostras, reunindo ONGs de várias cidades e muitos cidadãos de Rio das Ostras, lutando juntos contra a HOMOFOBIA. A Parada Gay de Rio das Ostras recebe pessoas de todos os tipos, negros, mulheres, idosos, crianças, além dos gays, lésbicas, travestis e transexuais.
"A parada tem um sentido, um objetivo, não é só dançar e namorar, e sim, mostrar para as pessoas que nós homossexuais existimos e acima de tudo somos felizes. Existem leis que nos protegem, mas essas leis não são cumpridas, por isso devemos nos manifestar querendo respeito, segurança e direitos plenos." - Disse Philipe de Araujo (PH), Dretor do Grupo Cores da Vida
Para mais informações sobre a Parada e a Pré Parada ligue: (22) 9931-0062
A reunião extraordinária aconteceu no Grupo Arco-Íris, na cidade do Rio de Janeiro e teve a primeira chamada às 15 horas e segunda chamada às 15:30 horas, tendo como pauta única a indicação de grupos filiados para a composição do Conselho Estadual dos Direitos da População LGBT, as seguintes entidades:
Grupo Arco-Íris de Cidadania LGBT, Movimento D'ELLAS, Associação de Travestis e Transexuais do Rio de Janeiro (ASTRA-RIO), Grupo de Mulheres Felipa de Sousa, Grupo Conexão G, Grupo 28 de junho, Associação de Gays e Amigos de Nova Iguaçu e Mesquita (AGANIM), Grupo Triângulo Rosa, Grupo Diversidade Sexual (GDS), Grupo Diversidade Niterói (GDN), Grupo Cabo Free, Grupo Iguais, Grupo Cores da Vida e Movimento da Diversidade Sexual (MDS).
Após as exposições e esclarecimentos ficou acertada, a configuração final de candidatos legitimou e aclamou a indicação dos seguintes grupos LGBT para compor o Conselho Estadual dos Direitos da População LGBT:
1. Grupo Arco-Íris – LGBT – Rio de Janeiro
2. Movimento D'ELLAS – Lésbica – Rio de Janeiro
3. Associação das Travestis e Transexuais do Rio de Janeiro (ASTRA-RIO) – Travestis e Transexuais – Rio de Janeiro
4. Grupo de Mulheres Felipa de Sousa – Lésbica – Rio de Janeiro
5. Centro de Documentação e Informação Coisa de Mulher (CEDOICOM) – Lésbica – Rio de Janeiro
6. Grupo Diversidade Niterói – LGBT – Niterói
7. Grupo 28 de junho – LGBT – Nova Iguaçu
8. Associação de Gays e Amigos de Nova Iguaçu e Mesquita (AGANIM) – LGBT – Mesquita9. Grupo Triângulo Rosa – LGBT - Belford Roxo
10. Grupo Diversidade Sexual (GDS) – LGBT – São João de Meriti11. Grupo Cabo Free – LGBT – Cabo Frio
12. Grupo Iguais – LGBT – Cabo Frio
13. Movimento Cores da Vida – LGBT – Rio das Ostras
14. Movimento da Diversidade Sexual (MDS) – LGBT – Macaé
Ao final da reunião ficou acordado com os presentes a data de 1º de junho para a primeira reunião do Conselho LGBT, com horário entre 10 e 17 horas, em local a definir. Também foi acertada uma reunião com os grupos do Fórum LGBT, para organização dos detalhes finais do ato do dia 17 de Maio - Dia Mundial de Combate a Homofobia no dia 13 de maio, às 9 horas, na SuperDIR, Prédio da Central do Brasil, Av. Cristiano Otoni, s/nº, 6º andar, Sala 642.
Representantes do grupo gay Eles por Eles, de Goiás, enviou nesta segunda, 16, uma carta à gerência do Banana Shopping, centro comercial na capital do Estado. O motivo seria a maneira preconceituosa e humilhante que um casal gay teria sido tratado por dentro do estabelecimento por estarem dando demonstrações de afeto. Segundo o Eles por Eles, esta não seria a primeira vez que gays recebem tratamento constrangedor no Banana Shopping. Na carta, o grupo avisa que diante da recorrência não vê outra saída senão pedir ao Ministério Público Estadual a suspensão do alvará de funcionamento do centro comercial e ressalta o artigo 5º da Constituição Federal, que garante igualdade a todos os cidadãos. O Eles por Eles afirma ainda que estão orientando pessoas que teriam sido vítimas de homofobia dentro do estabelecimento no sentido de denunciar o shopping por constrangimento ilegal, além de divulgar os fatos à mídia.
Representantes do Grupo Gay da Bahia e do Grupo Quimbanda Dudu de Negros Homossexuais enviaram uma carta à Embaixada do Senegal em Brasília para protestar contra a prisão e condenação de nove homens acusados de serem homossexuais no país africano. O texto afirma que a atitude "fere gravemente os direitos humanos já que a homossexualidade, segundo a Organização Mundial de Saúde, não se constitui como doença, e segundo recente resolução da ONU, não deve ser criminalizada". A carta diz ainda a homofobia institucional senegalesa é comparável ao apartheid.
No dia 1º de janeiro, a revista mexicana Mujer x Mujer, destinada à comunidade lésbica, ganhou sua versão online. O site traz conteúdo envolvendo a comunidade LGBT da América Latina.Com uma abordagem madura, a revista foca no público feminino acima de 20 anos, com pautas desenvolvidas por militantes lésbicas do México.Assim como na revista, o conteúdo sobre cultura, arte, sexo e saúde é atualizado mensalmente.Para dar uma conferida, clique AQUI.